A Instituição

FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba

A FATEB, com sede na cidade de Telêmaco Borba, Estado do Paraná, é uma instituição particular de Ensino Superior, mantida pela FATEB Educação Integral Ltda., mantenedora que acumula mais de 17 anos de experiência na área do ensino. Credenciada ao Sistema Federal de Ensino pela Portaria MEC nº 875 de 23 de junho de 2000, a IES iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2001, com a autorização para os cursos de Licenciaturas em Letras (Português-Inglês e Português-Espanhol) e Pedagogia, e Bacharelado em Administração (março/2001), atendendo a missão de oferecer qualidade de ensino para a formação humana e profissional, de acordo com as necessidades de mercado, com o objetivo de transformar Telêmaco Borba e região em um polo de excelência em educação.

img-instituicao-01

De 2001 a 2017, ano em que foi recredenciada por meio da Portaria MEC nº 1.260, de 29 de setembro de 2017, com conceito institucional 4 – em uma escala de 1 a 5, a FATEB apresentou um crescimento consistente e se posicionou como uma IES de referência regional, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da região em que está inserida. Nesses anos foram implantados os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Engenharia Química, Turismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e mais recentemente o curso de Psicologia, totalizando mais de 3 mil alunos egressos ao longo de 17 anos e cerca de 1.200 alunos atualmente matriculados nos 10 cursos ofertados presencialmente. Além do ensino presencial, a FATEB oferece, até o momento, três cursos na modalidade EAD (Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, e Licenciatura em Pedagogia), direcionados aos alunos residentes nos Campos Gerais que precisam da flexibilidade para adquirir uma formação superior e, ao mesmo tempo, procuram usufruir de uma IES de qualidade reconhecida. Com as alterações trazidas pelo Decreto  Nº 9.057/2017, os alunos de EAD da FATEB passaram a poder frequentar unidades instaladas em outras 03 cidades – Curiúva, Ortigueira e Tibagi, com a vantagem de se manterem próximos das ações institucionais empreendidas pela IES em toda a região. Novamente, aqui, se percebe a vocação regional da IES e seu envolvimento com os munícipios vizinhos, permitindo a disseminação de um ensino superior de qualidade.

A FATEB também oferta cursos de pós-graduação lato sensu, presencial e na modalidade EAD, relacionados às áreas dos seus cursos de graduação e alinhados às demandas do mercado.

Com a abertura do curso de bacharelado em Psicologia e Educação Física, a FATEB inaugura sua fase de expansão na oferta de cursos nesta área de ensino. Buscando identificação com os cursos na área da saúde, a Instituição planeja a oferta do curso de graduação em enfermagem, biomedicina e odontologia, visando, sobretudo, atender demandas locais e regionais, cumprindo seu papel multiplicador de ensino. Além disso, a IES trabalha para se credenciar como Centro Universitário e, com isso, proporcionar uma gama ainda maior de possibilidades de expansão e atendimento da demanda local e regional.

Conveniada ao PROUNI – Programa Universidade para Todos – que oferece bolsas integrais e/ou parciais, assim como vinculada ao FIES – Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal, a instituição possibilita um acesso amplo aos cursos de graduação, além do programa próprio de bolsas e convênios com entidades e empresas da comunidade local, que garantem descontos nas matrículas e mensalidades, refletindo sua política de responsabilidade social.

Com a consolidação da sua visão e missão e com a busca incessante pela qualidade no ensino e na estrutura ofertada aos alunos, a FATEB se destaca pela inovação e pioneirismo em desenvolver ações que articulam o conhecimento teórico com a aplicabilidade prática demandada pelo mercado, além da formação. Esses princípios estão alinhados com o perfil da IES desde a sua fundação e norteiam as atividades de ensino, pesquisa – na modalidade de Iniciação Científica e extensão da FATEB pelos próximos cinco anos. Além disso, esses planos reforçam a vocação da instituição em formar profissionais e empreendedores capacitados para atuar em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, a IES possui um qualificado corpo docente, contando com especialistas, mestres e doutores, que vêm sendo capacitados em metodologias de ensino inovadoras, de forma a permiti-los acompanhar a transformação mundial do processo de ensino e aprendizagem. Importante registrar, também, que a IES mantém convênio junto ao SEBRAE para o incentivo ao empreendedorismo, cujas ações são voltadas para o desenvolvimento dos acadêmicos e para a comunidade local, por meio de um Centro de Empreendedorismo, batizado de Bonde+, o qual promove uma série de ações de impacto ao longo do calendário acadêmico e institucional. Além do incentivo ao empreendedorismo, a IES também foca seus trabalhos na inovação, através da disrupção de modelos tradicionais de ensino, envolvendo seu corpo docente e discente na implantação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, sempre com um viés pro-ativo e inovador, pensando não só no desenvolvimento pessoal, mas no desdobramento disso para um amplo desenvolvimento regional.

Para tanto, a FATEB trabalha conectada com as demandas locais, se mantendo em forte contato com a indústria, o comércio e o poder público, de modo a atender as suas necessidades e, com isso, contribuir ainda mais com o desenvolvimento regional.

Relevante registrar que todos os cursos de graduação da instituição desenvolvem inúmeros projetos de extensão com cunho social, trabalhando sempre com a visão da inclusão e da cidadania. Diversas iniciativas de cunho social e ambiental são realizadas com a finalidade de incutir na comunidade acadêmica a preocupação com as camadas mais desfavorecidas da população, de modo que compreenda que a contrapartida social é fundamental na construção do conhecimento.

Atualmente, a IES já formou mais de 3.000 profissionais entre graduados e técnicos. Gera mais de 300 empregos diretos e indiretos e se posiciona como uma das melhores empresas da região para se trabalhar. Isso indica que a instituição, além de ser referência na área educacional, é também um fator determinante para a evolução socioeconômica da região em que está localizada.

 

Missão da Instituição

“Expandir o ensino de qualidade para a formação humana e profissional, atendendo o mercado em sintonia com as tendências educacionais”.

Visão da Instituição

“Consolidar a expansão da FATEB como instituição inovadora em modelos de educação presencial e à distância na região dos Campos Gerais.”

 

 Assista o nosso Vídeo Institucional!

Avaliações Institucionais

Cursos Presenciais:Índice Geral de Cursos – IGC: 03. Conceito Institucional – CI: 04.

Cursos a Distância: Conceito Institucional – CI: 04

Documentos Normativos

Regimento Geral FATEB – 2017
Resolução CONSUP 003-2017 – criação dos polos
Portaria Nº 1 260 de 29 de Setembro de 2017
Portaria EAD




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram