Uncategorized

Fique por dentro das novidades das engenharias Featured

Pensar em soluções sustentáveis se tornou um objetivo para a execução de diversos trabalhos. Independente da área, conseguir encontrar alternativas mais gentis com o meio ambiente é um tema presente já há um tempo.

Essas soluções passaram a ser necessárias ao percebermos que, de fato, o nosso planeta precisa da nossa colaboração para se manter. Um dos setores que já têm apresentado alternativas sustentáveis para seguir em atuação é o da engenharia e construção civil. 

Para que você conheça algumas dessas inovações, hoje a UNIFATEB vai falar sobre elas. Continue a leitura e conheça as tecnologias que estão revolucionando a engenharia.

Telha ecológica 

Você já ouviu falar sobre esse material? Juntando inovação e sustentabilidade, as telhas ecológicas têm transformado a construção civil. Muito estudo foi envolvido para desenvolver esse produto de alto desempenho. 

Essas telhas podem ser feitas com fibras naturais, fibras de papel reciclado, caixinha de leite ou de suco, e até de garrafas PET. O uso desses tipos de materiais para a produção das telhas faz com que elas sejam mais leves, econômicas e ainda têm a capacidade de promover conforto térmico.

Além de todos esses benefícios, elas possuem dois fortes pontos positivos em relação à sustentabilidade: fazem a reciclagem de diversos materiais e não têm materiais tóxicos na fabricação.

Painéis solares

Uma das tecnologias já conhecidas e que vem se aperfeiçoando cada vez mais é a da captação de energia solar. Com o passar dos anos, os painéis solares estão se tornando ainda mais potentes e gerando mais energia. 

Como vivemos em um país tropical, a energia solar é uma boa alternativa de fonte de energia mais limpa e sustentável. Aqui, os dias de sol são muito comuns, o que contribui para que essa opção seja possível e efetiva.

O desenvolvimento da captação de energia solar é um ótimo exemplo de inovação e sustentabilidade dentro da construção civil. Apesar de ter um custo de instalação um pouco  elevado, a economia que os painéis trazem com o passar dos anos é bem vantajosa. 

Bioconcreto

Um dos materiais mais usados na construção é o concreto. Apesar de muito utilizado, o cimento tem um ponto negativo bem presente: com o passar do tempo, ele sofre alguns danos. Além disso, a sua produção é poluente, emitindo cerca de 8% de dióxido de carbono no planeta

Pensando em ter um material tão eficiente quanto o concreto, porém sustentável, surgiu o bioconcreto. O diferencial desse produto é que ele tem a capacidade de se regenerar. Isso se dá porque na composição do bioconcreto são adicionadas colônias de uma bactéria chamada Bacillus pseudofirmus, que produzem calcário, provocando a regeneração do concreto.

Dessa forma, com o bioconcreto existe redução nos custos de manutenção e da emissão de gás carbônico no planeta.

Automação e sustentabilidade

Além de novos materiais mais sustentáveis, também é possível encontrar inovações tecnológicas no funcionamento das construções. E um grande exemplo disso é a automação das casas. Automatizar algumas atividades referentes às residências pode trazer economia de energia e água, por exemplo. 

Com o os dispositivos conectados a internet, é possível controlar o uso das lâmpadas, dos aparelhos eletrodomésticos, do sistema de irrigação, dentre outros, de qualquer lugar.

Assim, já é possível encontrar sistemas de automação de climatização, de iluminação e de medição e controle do uso de energia. Além disso, tomadas inteligentes e sensores de fluxo de água também já estão disponíveis no mercado.

E aí, você já estudou sobre alguma dessas inovações? Que tal descobrir mais alternativas sustentáveis para aplicar na engenharia?

Comece a sua graduação na UNIFATEB e faça parte da transformação!

classic-editor-remember:
classic-editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
CEP: 84266-010
Telêmaco Borba - PR
WhatsApp: (42) 99131 - 1080
centraldeatendimento@fatebtb.edu.br

0800 3271800 / (42) 3271-8000

FACEBOOK

Instagram