Mês de Prevenção ao Suicídio Featured
- Publicado por Joyce
- Categoria Uncategorized

Falar e entender sobre o assunto é necessário! Afinal, os números chocam, mas é a partir deles que devemos entender que SAÚDE MENTAL não é brincadeira.
🟡 Segundo um estudo feito pelo psiquiatra Humberto Müller e sua equipe, em Rondônia, a Agência Câmara de Notícias divulgou que, no mundo, 16 milhões de suicídios acontecem por ano. E, só no Brasil, uma morte a cada 45 minutos, e para cada morte, contamos uma média de 20 tentativas.
Apesar de termos os números e todos os anos vermos as faixas, cartazes e propagandas de conscientização, muitas vezes o assunto ainda é levado como tabu, um problema recorrente e real já há muitos anos na sociedade.
Você sabe de onde surgiu a campanha Setembro Amarelo?
Tudo começou com um menino de 17 anos, chamado Mike. O adolescente, que aparentemente, pelo testemunho de pais e amigos, parecia não estar passando por dificuldade psicológica alguma, cometeu suicídio em setembro de 1994. E, como possuía um carro amarelo, que era sua paixão, no velório todos os presentes prepararam e distribuíram cartas e fitas amarelas com mensagens motivacionais para pessoas que pudessem estar passando pelos mesmos transtornos mentais e emocionais de Mike.
Então, aos poucos, foi-se reconhecendo a necessidade de informar as pessoas sobre a depressão e mostrar que o suicídio pode ser evitado, se o caso for lidado de forma correta, com respeito, amor, tratamento e compreensão. Por isso, em 2015, o CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e o ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) adotaram o amarelo como símbolo da campanha e intensificaram a divulgação.
🟡 Mas, quais são os sinais de alguém que precisa de ajuda?
– Casos de doenças psiquiátricas;
– Odiar ou sentir vergonha de si mesmo;
– Muita irritabilidade, pessimismo ou apatia;
– Sentimento expressivo de solidão, desesperança e impotência;
– Fala repetida sobre “desistir de tudo” ou claramente sobre a morte;
– Apresentação de comportamento contraído e com dificuldades de relacionamento com a sociedade no geral.
🟡 E, como ajudar?
– Incentivar a pessoa a fazer terapia e tratamentos específicos para o suicídio, mostrar que não é vergonhoso procurar ajuda;
– Ouvir com responsabilidade, mostrar empatia e manter a calma, dando o apoio necessário;
– Demonstrar preocupação e entendimento sobre o sofrimento da mesma;
– Levar a situação com a seriedade necessária;
– Conversar com a família e amigos.
Clínica de Psicologia UNIFATEB
A UNIFATEB oferece atendimentos psicológicos às crianças, adolescentes, adultos e idosos, priorizando famílias de baixa renda. O atendimento é feito pelos próprios alunos do curso de psicologia, que são supervisionados por professores responsáveis pelos estágios na área clínica.
Os interessados devem fazer o agendamento pelo telefone (42) 3271-8062.
Então, se você está precisando de atendimento psicológico, não perca tempo e vem para UNIFATEB. Estamos prontos para te ajudar!
A vida é a melhor escolha.💛
- classic-editor-remember:
- classic-editor