fbpx

Notícia

Iniciação Científica

  • Publicado por
  • Categoria Notícia
  •  

Para desenvolver um país é necessário capacitar pessoas, assim se faz necessário estimular os acadêmicos a se tornarem profissionais da ciência, tecnologia e inovação, para avançarmos nos campos do conhecimento já existentes.

Alinhado a esse pensamento a FATEB realiza todos os anos o EPIC – Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica. Esse evento é um importante espaço para discussão e divulgação do conhecimento científico da comunidade acadêmica.

A iniciação científica permite ao aluno de graduação dar os primeiros passos no universo da pesquisa, e segundo o professor e coordenador de iniciação cientifica da FATEB, Rodrigo Lima, é com essa experiência que o aluno começa a perceber suas aptidões, para seguir uma carreira acadêmica, ou seja, cursar mestrado, doutorado e quem sabe, no futuro, ser um pesquisador e/ou professor universitário.

Por isso, se você já pensou em se dedicar a uma pesquisa, mas não sabe por onde começar. O professor Rodrigo respondeu algumas perguntas para te ajudar a entender o que é a iniciação científica, qual a sua importância e qual é o caminho para a elaboração de um projeto.

 

O que é iniciação científica?

Trata-se de uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida com alunos de graduação, sob orientação docente, visando à iniciação em práticas de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

 Qual é o objetivo da iniciação científica?

A iniciação científica é extremamente relevante no processo de formação do acadêmico, pois tem como objetivo principal propiciar aos mesmos a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de iniciação à pesquisa, sob orientação de um docente, bem como lapidar os conhecimentos, habilidades e competências que o acadêmico já possui e proporcionar novas experiências no âmbito científico e tecnológico.

Quem pode fazer iniciação científica?

Acadêmicos dos cursos de graduação.

O que é preciso para fazer iniciação científica?

Estar devidamente matriculado, ter disponibilidade para atuar no projeto de pesquisa e já ter concluído a disciplina METEP – Métodos e técnicas de pesquisa.

Como funciona a iniciação científica na FATEB?

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da FATEB foi criado e aprovado pela Resolução da Direção Geral da Instituição nº 31/2018, de 08 de Dezembro de 2018. Possui comitê gestor e regulamento próprio. No início de cada ano letivo a Coordenação de Iniciação Científica publica um Edital de abertura de inscrições para participação no PIC FATEB. Após receber os projetos de pesquisa dos docentes e a relação de acadêmicos inscritos, o comitê gestor do PIC reúne-se para analisar os projetos e fazer o vínculo dos acadêmicos inscritos, conforme classificação e área de interesse. Após a divulgação do Edital com a relação de projetos aprovados, iniciam-se as reuniões de alinhamento com o comitê gestor do PIC, bem como o desenvolvimento dos projetos junto ao professor orientador.

Qual o tempo de duração e as formas de incentivo?

O projeto tem duração total de 12 meses. O acadêmico assume compromisso com o PIC FATEB por meio da assinatura de um termo. A FATEB possui um programa próprio de bolsas de incentivo à iniciação científica e à pesquisa. Desta forma, os acadêmicos podem participar do PIC FATEB como bolsistas ou voluntários. Todos os bolsistas PIC devem participar do EPIC – Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica promovido anualmente pela FATEB. Nos primeiros seis meses de participação no PIC o bolsista deve submeter e apresentar um resumo expandido no EPIC, referente ao projeto de iniciação científica. No segundo ano, o acadêmico deve submeter um artigo e apresentar os resultados finais do trabalho de iniciação científica no EPIC.

 

Quantos projetos estão sendo desenvolvidos na FATEB atualmente?

Em 2021 temos 11 projetos de iniciação científica em andamento, 14 bolsistas e 1 acadêmico voluntário. São 8 projetos da área de naturais, exatas e engenharias, 2 projetos da área de humanas e 1 projeto da área de saúde. Ao todo são 12 professores pesquisadores vinculados ao PIC FATEB, 8 da área de naturais, exatas e engenharias, 2 da área de humanas e 2 da área da saúde. A participação e engajamento dos docentes no PIC traz como benefício a ampliação da produtividade científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.

 

 Informações:

Para mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica da FATEB os acadêmicos podem acessar https://fatebtb.edu.br/novosite/academico/programa-de-pesquisa/ e/ou entrar em contato via ictcc@fatebtb.edu.br ou (42) 3271-8022.

Empresas ou organizações que tiverem interesse em apoiar os projetos de pesquisa da FATEB, ou mesmo que queiram trazer sugestões de problemas para serem estudados pelos nossos professores pesquisadores, também podem entrar em contato com a Coordenação de IC via ictcc@fatebtb.edu.br ou (42) 3271-8022.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
CEP: 84266-010
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.