fbpx

Notícia

Dicas para melhorar a sua memorização dos estudos

  • Publicado por
  • Categoria Notícia
  •  

Manter os estudos em dia é o desejo de qualquer estudante. Conseguir dar atenção a todas as matérias, se preparar bem para uma prova ou fazer aquela apresentação de trabalho completa é o que todo mundo quer. Com tanto conteúdo, pode bater um medo de dar branco bem na hora que você mais precisar, entretanto, você já pensou em fazer exercícios para memorização dos estudos?

Existem diversas técnicas que podem te auxiliar na hora de gravar aquela matéria mais difícil, lembrar dos mínimos detalhes daquele conteúdo mais complexo ou simplesmente melhorar a sua memória. Bacana, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos 10 dicas para você melhorar a sua memorização na hora dos estudos. Segue com a gente e conheça cada uma delas. Bora lá? Boa leitura!

Técnica Pomodoro

Se você quer otimizar o seu tempo de estudo, a técnica Pomodoro pode te ajudar. Sabe aqueles dias que bate uma preguiça, a procrastinação chega e as atividades ficam de lado? Tenta o Pomodoro.

Para aplicar a técnica, é só fazer o seguinte: liste todas as matérias que você vai estudar durante o dia e foque em cada uma delas por 25 minutos. Entre cada ciclo de 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. O descanso é fundamental, mais pra frente vamos falar sobre isso.

Escreva resumos

Uma técnica “antiga”, mas que tem muito valor. Fazer resumos, principalmente quando feitos a mão, faz com que o cérebro trabalhe mais. Sendo assim, papel, caneta e muitos detalhes! Quanto mais detalhado for o seu resumo, melhor.

Concentre-se em escrever com suas próprias palavras, assim será mais fácil lembrar na hora da prova, por exemplo.

Explique para outra pessoa

Ensinar algo que você sabe para outra pessoa é uma forma de ajudar a fixar o conteúdo na memória. Essa técnica faz o cérebro trabalhar um pouco mais, um jeito de estimular a lembrar do assunto. Além disso, você consegue entender como ficaria a sua resposta para uma pergunta sobre aquele tema, por exemplo.

Leia em voz alta e mais de uma vez

Para memorizar, ler em voz alta e mais de uma vez com certeza vai te ajudar bastante. Fazer a leitura de todo o conteúdo é essencial, mas quando você lê em voz alta e mais vezes fica mais fácil memorizar, porque nossa memória funciona com repetição. Anota essa dica!

Faça (e escute) gravações

Aqui o importante é gravar. Pode ser a leitura do resumo que você fez, pode ser a aula que você assistiu… Assim como ler em voz alta, ao ouvir repetidas vezes, a memória absorve com mais facilidade o conteúdo.

Resolva questões

Praticar o que você aprendeu é fundamental para memorizar o conteúdo. Dê uma procurada em provas anteriores e simulados sobre o tema. Dessa forma, você consegue testar o que tem estudado e entender o quanto já entendeu sobre a matéria.

Crie mapas mentais

Mapas mentais são ótimos para auxiliar na memorização. Com o tema do estudo definido, você faz várias ramificações com subtemas que tenham relação com ele. Uma forma simples e objetiva de explicar o assunto. Todas as cores e figuras utilizadas nele também são uma forma de exercitar e facilitar o aprendizado.

Dê uma pausa

Dedicar um bom tempo para os estudos é importante, mas ter um momento de descanso é fundamental para ter qualidade na aprendizagem. Quando bater o cansaço, se dê uns minutos ou quanto tempo for necessário para descansar e voltar bem.

Uma mente cansada não vai conseguir memorizar muita coisa. Então, não deixe de fazer algumas pausas caso sinta necessidade.

Tenha uma rotina de estudos

Manter uma rotina de estudo também é importante. Aqui constância é a palavra-chave. Com um cronograma feito, você consegue se organizar dentro do tempo que tiver e estuda com mais tranquilidade.

E estudando com constância, vai ser muito mais fácil lembrar do que você leu, pode ter certeza!

Cuide-se!

Essa dica parece ter nada a ver com o restante ou com o assunto, mas saiba que se o corpo não estiver bem, pode ser que a sua memória não funcione tanto assim. Por isso, nunca se esqueça de beber água, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem e praticar exercícios físicos. Um corpo bem cuidado vai contribuir para que você tenha mais energia para estudar!

Viu só como existem diversas formas de ajudar a memorizar os estudos? Cada uma dessas dicas podem ser usadas em conjunto ou sozinhas. O que vale é você escolher aquela que mais se adequa com a sua rotina e com a sua maneira de estudar.

Tem mais alguma dica que você usa na sua rotina de estudos? Compartilhe com a gente e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
CEP: 84266-010
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.