Notícia

Curso técnico ou graduação, qual o melhor pra você? Featured

Para alcançar novos lugares dentro do mercado de trabalho, se especializar é muito importante. Afinal, dessa forma você adquire mais conhecimento sobre a área e começa a trilhar o caminho para se tornar um expert no assunto. Porém, você já se perguntou: devo fazer um curso técnico ou uma graduação?

Essa dúvida surge para muitas pessoas. Existem inúmeras possibilidades diferentes de cursos técnicos e graduações e cada uma dessas opções têm características específicas que podem te ajudar a escolher uma ou outra. 

Para te ajudar a entender melhor sobre cada uma delas e, assim, conseguir escolher a que mais se adequa ao que você precisa, é que a UNIFATEB está aqui hoje. 

Boa leitura!

Como é uma graduação? 

A graduação ou faculdade, como é popularmente conhecida, é um curso de nível superior. Esse curso só pode ser feito por quem já concluiu o ensino médio. Existem cursos de diversas durações, com uma média de 4 anos de estudos. 

Durante a graduação, você tem acesso aos conhecimentos teóricos e práticos da área que escolheu estudar. Aqui, o principal objetivo é formar profissionais com capacidade crítica e reflexiva

Assim que você finalizar a graduação, pode seguir direto para o mercado de trabalho. Mas para quem gosta da área de pesquisa, também é uma alternativa. A partir daqui, o estudante pode continuar se especializando com mestrados, doutorados, entre outros.

Quais as vantagens da graduação?

Existem várias vantagens para quem decide por uma graduação. Dentre elas, está o maior aprofundamento nos conteúdos teóricos do curso. Além disso, é possível destacar:

  • a alta qualificação profissional;
  • o salário maior após se formar;
  • atuação em vários cargos diferentes;
  • continuar se especializando com pós-graduações.

E o curso técnico?

Já o curso técnico é um curso de nível médio e tem uma formação voltada para profissões específicas. Assim, o seu objetivo principal é de qualificar o estudante para que ele entre imediatamente no mercado de trabalho.

Para que isso seja feito de forma efetiva, a maioria das matérias dos cursos técnicos são práticas. Esse tipo de curso pode ser feito junto ao ensino médio ou após a conclusão dessa etapa. 

Os cursos técnicos podem ter durações variadas, mas não ultrapassam 3 anos de estudos. 

Quais as vantagens do curso técnico?

A primeira vantagem que podemos destacar é a curta duração, isso faz com que sua formação seja mais rápida e logo você já pode se colocar à disposição do mercado de trabalho. Mas é possível destacar também:

  • o menor custo;
  • o contato direto e prático com a profissão;
  • a possibilidade de começar ainda no ensino médio.

E como escolher o melhor para mim?

Ao entender as especificidades de cada modalidade de curso e o seu intuito a curto e longo prazo, cabe a você escolher o que melhor se adequa a sua rotina, às suas vontades e a suas expectativas profissionais. 

Para quem deseja um conhecimento maior e mais detalhado sobre uma área, a graduação é a melhor opção. Ela que vai dar toda a base teórica para a sua construção profissional.

Agora, se você quer entrar no mercado de trabalho o quanto antes, fazer um curso técnico te dará o embasamento prático necessário e em um período mais curto que uma graduação para que você comece a trabalhar.

Se ainda assim você continua com dúvida, a gente tem uma dica: aqui na UNIFATEB você encontra cursos técnicos e graduações de qualidade e uma delas pode ser a que mais combina com você. 

Entre no nosso site e conheça os nossos cursos. 

UNIFATEB: Inovar é transformar a sua história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
CEP: 84266-010
Telêmaco Borba - PR
WhatsApp: (42) 99131 - 1080
centraldeatendimento@fatebtb.edu.br

0800 3271800 / (42) 3271-8000

FACEBOOK

Instagram