Psicologia


O CursoObjetivos específicosRegistro ProfissionalÁreas de atuaçãoMatriz CurricularDocentesValores

Curso: Psicologia
Modalidade: Presencial
Conceito de Curso – CC: 03.
Número de Vagas: 60 vagas anuais
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Coordenação: Prof. MSc. Luciana Cassarino Perez | psicologia@fatebtb.edu.br

Guia Acadêmico FATEB: contém regulamentos referentes ao curso, como atividades complementares, TCC, estágio, laboratórios, PIC, CPA, CONSUP, formatura, dentre outras informações.

Objetivo geral

O curso de Psicologia da Fateb preconiza uma formação atenta aos avanços da Psicologia, preparando profissionais dotados de habilidades e competências para o exercício de suas funções e para os desafios da prática profissional. Tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, possibilitando a superação de dificuldades de natureza psicológica que comprometem os indivíduos, grupos, organizações e a comunidade. Bem como, desenvolver um profissional detentor de uma postura pró ativa em relação ao seu contínuo processo de capacitação e aprimoramento, instigando-o a criar, produzir e compartilhar conhecimento com autonomia e visão crítica sobre as práticas profissionais e o saber científico em Psicologia, considerando a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas e os contextos de inserção profissional.

Objetivos específicos

A partir da formação generalista que o curso de Psicologia da Fateb propõe, o profissional  será capaz de articular o conhecimento às suas competências e habilidades para enfrentar os desafios impostos pela realidade onde ele está inserido. A FATEB se propõe a formar profissionais qualificados e competentes para executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos, tais como, consultório e clínicas particulares, hospitais e postos de saúde, escolas, centros de reabilitação, organizações e instituições de ensino e pesquisa, priorizando a saúde e qualidade de vida do indivíduo.

Legislação

Lei Federal Nº 4.119, de 27/08/62 – Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo

Decreto Federal Nº 53.464, de 21/01/64 – Regulamenta a Lei Nº. 4.119, de 27/08/62 que dispõe sobre a profissão de Psicólogo

Lei Federal Nº 5.766, de 20/12/71 – Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências

Decreto Federal Nº 79.822, de 17/06/77 – Regulamenta a Lei nº. 5.766, de dezembro de 1971, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências.

Resolução CFP Nº 002/06 – Estabelece referência para os símbolos oficiais da Psicologia

Resolução CFP Nº 003/07 – Institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Alterada pelas Resoluções CFP nº 008/08, 001/12 e 045/12. Revogado o art. 85 pela resolução CFP nº 008/13.

Registro Profissional

Ao concluir a formação, o Psicólogo deverá providenciar sua inscrição junto ao Conselho Regional de Psicologia – CRP para exercer regularmente a profissão. Esta exigência é legal e necessária, uma vez que a inscrição habilita ao exercício profissional e estabelece as prerrogativas previstas na Lei que regulamenta a profissão. O documento de identificação do psicólogo é a carteira de identidade profissional. A expedição da carteira de identidade profissional é feita pelo CRP, de acordo com o modelo oficial aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, sendo válida em todo o território nacional como identidade profissional.

Áreas de atuação

As áreas de atuação da Psicologia são diversas, o Psicólogo pode desempenhar suas funções individualmente ou em equipes multiprofissionais em diversos contextos, em instituições privadas ou públicas, organizações sociais formais ou informais. Pode atuar em hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente.  A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.

Lista de Professores do Colegiado de Psicologia e titulação:

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO
Douglas Dal Molin Psicologia Mestre
André Luís Alcântara de Lima Medicina Especialista
Chanary Procek  Psicologia Especialista
Luciana Cassarino Perez Psicologia Doutora
Mary Ane Gonçalves Tecnologia em Alimentos Mestre
Herson Felipe Haag Letras Inglês e Espanhol Especialista
Giovana Madrucci Fonseca  Psicologia Mestre
Flavia Nunes Flores Psicologia Especialista
Donizeth Aparecido dos Santos Letras Português/Inglês Doutor

Valores

Mensalidade: Para pagamento até o dia 05 de cada mês, R$ 1.488,24.

Para saber mais sobre bolsas e financiamentos: Menu Acadêmico / Bolsas e Financiamentos

 




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram