Pedagogia

pedagogia

O CursoObjetivos específicosRegistro ProfissionalÁreas de atuaçãoMatriz CurricularDocentesValores

Curso: Pedagogia
Modalidade: Presencial
Conceito Preliminar de Curso – CPC: 03. Conceito de Curso – CC: 03.
Número de Vagas: 100 vagas anuais
Turno: Noturno
Regime: Seriado semestral
Base legal: Renovação de reconhecimento pela Portaria nº 1.093, de 24 de dezembro de 2015
O Curso de Pedagogia da FATEB foi reconhecido em 2015 pelo Guia do Estudante da Editora Abril como curso 3 estrelas.
Coordenação: Profª Msc. Joseane Balan | pedagogia@fatebtb.edu.br

Objetivo geral

O curso de licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional (Magistério), nas áreas de serviço, apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social.

Objetivos específicos

Formar docentes capazes de:
– Exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
– Desenvolver o senso crítico para a escolha de materiais e elaboração para a sua prática pedagógica;
– Proporcionar atividades que compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
– Compreender os aspectos políticos, sociais, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;
– Promover a educação inclusiva pautada nos valores éticos, estéticos, morais, políticos e científicos que lhe são inerentes, como conteúdo que confere significado às relações sociais e culturais que se estabelecem nas ações educativas;
– Proporcionar atividades que englobem gestão, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
– Promover a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Legislação

O curso de Pedagogia se norteia pela resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maior de 2006.
A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, definindo princípios, condições de ensino e de aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação, pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de educação superior do país, nos termos explicitados nos Pareceres CNE/CP nos 5/2005 e 3/2006.
Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

Registro Profissional

Áreas de atuação

O pedagogo é um profissional das ciências da educação e da docência, que exerce funções ligadas às diferentes modalidades de ensino, além de atividades em outros setores: escolar, clínico e organizacional.
O curso de Pedagogia forma um profissional amplo, apto para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Inclusiva, na Educação de Jovens e Adultos,no Ensino Médio (Magistério) e setores de Treinamento e Desenvolvimento de empresas.

Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

Matriz Curricular

Sétimo Período C.H. Pré-requisitos
Currículo I 60
Gestão Educacional I 60
Direitos Humanos e Diversidade 60
Optativa II 60
Projeto Integrador VII 50
Estágio Supervisionado VI 60
TCC II 50
Oitavo Período C.H. Pré-requisitos
Optativa III 60
Currículo II 60
Gestão Educacional II 60
Libras 60
Projeto Integrador VIII 50
Estágio Supervisionado VII 60

CARGA HORARIA PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

CONTEÚDOS CURRICULARES 2.280
HORAS COMPLEMENTARES 200
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 400
PROJETO INTEGRADOR 400
TCC 100
CARGA HORÁRIA TOTAL 3380 (horas relógio)

Lista de Professores do Colegiado de Pedagogia e titulação:

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO
Adriana Martins Alves Cordeiro Pedagogia Especialista
Gislaine Aparecida Rosequine Reway Letras / Pedagogia Especialista
Edna Beltrão da Cunha Tomaz de Lima Geografia/História Especialista
Ester de Souza Matheus História Especialista
Márcia Maria Galucha Esculápio Letras Especialista
Marjorie P. Kempe Letras/Pedagogia Especialista
Milena Teixeira Letras/Pedagogia Mestre
Roseli Aparecida Foltran Pedagogia Mestre
Vera T. N. Deodato História Especialista
Maria Paula Borba História Especialista
Reny Aparecida R. Medeiros Pedagogia Especialista

Valores

Presencial

Mensalidade: Para pagamento até o dia 05 de cada mês, R$ 734,29.

Para saber mais sobre bolsas e financiamentos: Menu Acadêmico / Bolsas e Financiamentos

 




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram