Educação Física

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O CursoObjetivos específicosRegistro ProfissionalÁreas de atuaçãoMatriz CurricularDocentesValores

Curso: Bacharelado em Educação Física
Modalidade: presencial
Conceito MEC: 03
Número de Vagas: 40 vagas anuais
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Base Legal: Portaria n. 200, de 2 de junho de 2016, D.O.U. 06 de junho de 2016.

Objetivo geral

O bacharel em Educação Física formado pela Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB será um profissional autônomo e solidário com formação generalista, crítica e humanística, abrangendo habilidades e competências de natureza técnico-profissional, científico, político-social e ético-moral, apto para exercer suas atividades numa concepção pedagógica que possibilite criar estratégias diante dos novos paradigmas do mundo contemporâneo influenciado pela globalização.

Objetivos específicos

A Educação Física se materializa na prática embasando a formação cultural, a educação e a reeducação motora, o rendimento físico-esportivo, o lazer, a gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas, esportivas e inclusão social. O profissional de Educação Física formado por esta instituição de nível superior estará preparado para intervir academicamente nos diversos espaços de promoção da saúde, com ênfase na cultura corporal e em uma ação dinâmica, competente e inclusiva.
Para que ocorram preparação e emancipação profissional dos estudantes do Curso de Bacharelado em Educação Física, serão oportunizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão integradas e articuladas que busquem:
I. Uma formação pessoal, social e cultural para que os mesmos consigam compreender e assumir a responsabilidade no desenvolvimento de uma atitude reflexiva na sua prática profissional; tenham um horizonte cultural amplo para que sejam capazes de relacionar a atividade profissional que exercem com outras áreas do conhecimento e dominem as novas tecnologias e as linguagens próprias de sua época.
II. Uma formação científica e técnica para que tenham conhecimento teórico e conceitual dos conteúdos das ciências do esporte, sendo capaz de integrar a educação física no conjunto de saberes e conhecer o seu papel na sociedade contemporânea; para isso é necessário que tenham conhecimento sólido das diversas linhas de pesquisa em educação física, conhecendo seu desenvolvimento histórico e suas aplicações, assim como um conjunto variado de experiências motoras.
III. Uma formação educacional dirigida ao seu trabalho como professor, ou seja, que esses acadêmicos constituam conhecimentos e competências relativas às dimensões de sua prática profissional, através do uso de narrativas sobre situações de ensino e aprendizagem, da organização dos espaços pertinentes à prática das atividades físicas as suas mais diversificadas esferas, do modo como os professores encaram o seu cotidiano profissional, das suas relações no ambiente de trabalho, de experiências vividas pelos futuros professores ou de observações do cotidiano profissional, nas quais se evidenciam as dificuldades vividas e a forma como resolveram as situações em que estiveram envolvidos, constituindo-se, assim, um recurso interessante de organização e reflexão do conhecimento experiencial à luz da perspectiva teórica.
IV. Uma formação prática que possibilite ao futuro professor tanto a vivência crítica da realidade, como também a experimentação, com a respectiva análise crítica, de novas propostas advindas dos estudos e pesquisas em Educação Física, desenvolvendo assim esquemas de ação que lhes permitam agir em situação complexa de ensino, que pode ser feita por meio de projetos em colaboração com entidades, empresas, instituições e/ou projetos envolvendo atividades de investigação.

Registro Profissional

O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física, que foram instituídos e são regulamentados pela Lei n. 9.696/1998.
A profissão de Educação Física é controlada pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física (http://www.confef.org.br/).

Áreas de atuação

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.
Segundo a CBO, o profissional da Educação Física (código 2241) estará apto a desenvolver, com crianças, jovens e adultos, atividades físicas; ensinar técnicas desportivas; realizar treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes; instruir-lhes acerca dos princípios e regras inerentes a cada um deles; avaliar e supervisionar o preparo físico dos atletas; acompanhar e supervisionar práticas desportivas; elaborar informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do desporto.

Matriz Curricular

1º PERÍODO

Disciplina Horas/Aulas Pré-requisitos
Língua Portuguesa 30
Metodologia Científica 30
Psicologia Geral 30
Fundamentos da Educação Física 45
Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física 30
Futebol e Futsal 60
Recreação e Lazer 60
Atletismo 60
Total 345

2º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Sociologia e Educação Física 30
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Física 30
Psicologia da Aprendizagem na Educação Física e nos Esportes 30 Psicologia Geral
Fundamentos da Ginástica 45
Anatomia aplicada à Educação Física 60 Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física
Basquetebol 60
Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Educação Física 45 Fundamentos da Educação Física
Dança 60
Total 360

3º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Projeto Integrador – I 60
Primeiros Socorros e Urgência 30 Anatomia aplicada à Educação Física
Cinesiologia 45 Anatomia aplicada à Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento Motor 45
Bases Fisiológicas Aplicadas ao Exercício Físico 60 Anatomia aplicada à Educação Física
Handebol 60
Atividades Físicas em Academias 60
Atividades Físicas em Academias 60
Total 360

4º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Projeto Integrador – II 60 Projeto Integrador – I
Ética e Comportamento Profissional 45
Medidas e Avaliação em Educação Física 30 Anatomia aplicada à Educação Física
Cinesiologia
Aprendizagem Motora 45 Crescimento e Desenvolvimento Motor
Fisiologia Aplicada ao Exercício Físico 60 Fisiologia aplicada à Educação Física
Voleibol 60
Ginástica Laboral 30
Bioquímica Aplicada à Educação Física e ao Esporte 30 Fisiologia aplicada à Educação Física
Total 360

5º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Projeto Integrador – III 60 Projeto Integrador – II
Bioestatística 45
Educação Física Adaptada 45
Musculação 60 Fisiologia do Exercício
Esporte de Raquete 60
Ginástica Artística 60
Total 440
Estágio Supervisionado – I 110 (horas-relógio) Fundamentos Didáticos e Pedagógicos da Educação Física

6º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Projeto Integrador – IV 72 Projeto Integrador – III
Metodologia da Pesquisa – II 30 Metodologia da Pesquisa – I
Nutrição e Atividade Física 45
Treinamento Desportivo 60
Biomecânica 60 Cinesiologia
Lutas 60
Total 425
Estágio Supervisionado – II 110 (horas-relógio) Estágio Supervisionado – I

7º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
Temas Geradores e Educação Física 45
Prescrição de Exercícios para a Promoção da Saúde e 30 Medidas e Avaliação em Educação Física
Organização e Administração em Educação Física 30
Atividades Físicas para Grupos Especiais 30
Natação 60
Optativa – I 60
Total 395
Organização do Trabalho de Conclusão de Curso – I 30 (horas-relógio) Metodologia da Pesquisa – II
Estágio Supervisionado – III 110 (horas-relógio) Estágio Supervisionado – II

8º PERÍODO

Disciplina Horas/Aula Pré-requisitos
LIBRAS 45
Saúde Coletiva e Atividade Física 45
Empreendedorismo e Marketing Esportivo 30
Ginástica para Todos 30
Optativa – II 30
Optativa – III 30
Total 350
Estágio Supervisionado – IV 110 (horas-relógio) Estágio Supervisionado – III
Organização do Trabalho de Conclusão de Curso – II 30 (horas-relógio) Organização do Trabalho de Conclusão de Curso – I
CARGA HORÁRIA DO CURSO 3.035 horas aula
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60 horas-relógio
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 440 horas relógio
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200 horas-relógio
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.235 horas-relógio
DISCIPLINAS OPTATIVAS HORAS AULA
Atividades aquáticas 72
Atividades Físicas e Esportes Comunitários 36
Corporeidade e Educação Física 36
Danças Folclóricas 72
Educação física e educação para paz 36
Esportes Complementares 72
Esportes da Natureza e de Aventura 36
Ginástica Rítmica 72
Noções de Direitos Humanos 36
Práticas Corporais Alternativas 36
Relações Étnico-raciais e História da Cultura Afro-brasileira e Africana 36
Tópicos especiais em educação física 36

Lista de Professores do Colegiado de Direito, titulação e disciplinas:

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO DISCIPLINAS
Ricardo Domingues Ribas Educação Física Especialista • Fundamentos da Educação Física
Alessandro Moroni Rocha Educação Física Especialista • Atletismo
Anderson Valério de Oliveira Educação Física Especialista • Futebol/Futsal
Maicon Machado Educação Física Especialista • Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física
• Psicologia Geral
Marcelo Rugiski Educação Física Mestre • Metodologia Científica
• Recreação e Lazer
Donizeth dos Santos Letras Doutor • Língua Portuguesa
Reny Medeiros Pedagogia Especialista • Língua Portuguesa

Valores

Mensalidade 2018: Para pagamento até o dia 05 de cada mês, R$907,75.

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