Ciências Contábeis

ciencias contabeis

O CursoObjetivos específicosRegistro ProfissionalÁreas de atuaçãoMatriz CurricularValores

Curso: Ciências Contábeis
Modalidade: A distância
Conceito de Curso – CC: 04
Número de Vagas: 250 vagas anuais
Regime: Semestral
Base Legal: Autorização de funcionamento pela Portaria nº 524 de 20/07/2015 – D.O.U. 21/07/2015.
Coordenação: Prof. Esp. Rodrigo José Ferreira Lopes  | cienciascontabeis@fatebtb.edu.br

Guia Acadêmico FATEB: contém regulamentos referentes ao curso, como atividades complementares, TCC, estágio, laboratórios, PIC, CPA, CONSUP, formatura, dentre outras informações.

45% de descontos para associados ACITEL e seus funcionários
Descontos para funcionários da Klabin Monte Alegre e Projeto Puma

Objetivo geral

A fim de oportunizar aos alunos ingressantes no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Telêmaco Borba, uma aprendizado atualizado e contemporâneo, o Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo geral:

– Formar profissionais com responsabilidade social, competentes, técnica e cientificamente articulados com outros ramos do saber, com uma formação humanística satisfatória, visão ampla de mercado, de negócios e de comércio globalizado, capazes de desempenhar a profissão contábil com eficiência, exercendo-a de forma plena, seja em relação à pessoa física ou jurídica, e contribuindo com o desenvolvimento político e social.

A fim de garantir e resguardar as proposições de nossos objetivos gerais, o Colegiado de Ciências Contábeis, assim como a nossa mantenedora FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba, propõe objetivos específicos, que servem para o detalhamento de todo o trabalho a ser realizados por Coordenação de Curso e docentes da área

Objetivos específicos

– manter permanentemente sólida infraestrutura patrimonial, material e de recursos humanos, capaz de ensejar aos alunos oportunidades mais promissoras para motivá-los ao crescimento pessoal e social por meio do estudo e da pesquisa;

– compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização contábil/administrativa;

– adotar metodologias variadas de ensino, capazes de proporcionar melhor aproveitamento pelos alunos, além de valorizar o conhecimento inerente ao profissional competente e com capacidade de compreensão da importância do contínuo aperfeiçoamento do espírito crítico, da pró-atividade e da autoconfiança, que devem permear o conhecimento nas mais variadas áreas do estudo da Ciência da Contabilidade;

– possibilitar ao acadêmico pleno domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias e arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;

– buscar de forma participativa e permanente, aliar-se com os gerentes sociais e profissionais da sociedade, com finalidade de espelhar-se e manter em perfeita sintonia com a realidade social e profissional, visando, desta forma, proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e técnicas pessoais e sociais no seu campo de trabalho, capazes de contribuir para um competente desempenho profissional;

– levar o acadêmico a conhecer e compreender os ambientes de atuação do profissional contador;

– atuar com ética e responsabilidade social contribuindo para a formação de uma sociedade justa;

– compreender as inter-relações, através de discussões dos conhecimentos da área de ciências humanas;

– possibilitar a aquisição da formação básica para a utilização de instrumentos de pesquisa.

Todos estes elementos aqui apresentados, juntamente com um trabalho sério entre professores e acadêmicos, por certo, conduzirá a um profissional inserido dentro do contexto atualizado da Ciência da Contabilidade.

Registro Profissional

A fim de criar critérios mais refinados na formação e inclusão dos futuros profissionais da Contabilidade, o CRC – Conselho Federal de Contabilidade, após inúmeras discussões com os diversos Conselhos Regionais, e também após a ouvida dos profissionais contadores atuantes, resolveu implementar o Exame de Suficiência. A Resolução CFC nº 853/99 instituiu, desde 28/07/99, o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade; enquanto que a Resolução nº 1373/11, publicada em 14 de Dezembro de 2011, do Conselho Federal de Contabilidade, instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência, como requisito de avaliação para a concessão do registro profissional.

Os contadores somente poderão exercer a profissão contábil, depois de regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade, aos quais estiverem sujeitos. A fiscalização do exercício da profissão é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Áreas de atuação

Contabilidade Fiscal – participa de elaboração de informações para o fisco, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa.

Contabilidade Pública – atua no controle e gestão de finanças publica, sendo que este é um campo que possui bastante mercado de trabalho em todos os âmbitos da organização publica.

Contabilidade de Custos – atualmente, talvez seja a área mais valorizada no Brasil e no mundo. Tornou-se muito importante com a redução da taxa de inflação e a abertura econômica aos produtos estrangeiros. Fornece importantes informações na formação de preço da empresa.

Contabilidade Gerencial – voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema gerencial. O “controller” é um dos profissionais com melhores remunerações no mercado.

Auditoria – através de empresas de auditoria ou através de setores internos da organização, controla a confiabilidade das informações e a legalidade dos atos praticados pelos administradores.

Perícia Contábil – atua na elaboração de laudos em processos judiciais ou extrajudiciais. Área de atuação exclusiva do contador.

Análise Econômico-financeira – denominação moderna para a análise de balanços. Atua na elaboração de análises sobrea situação patrimonial de uma organização a partir de seus relatórios contábeis.

Avaliação de Projetos – elaboração e análise de projetos de viabilidade a longo prazo, com a estimativa do fluxo de caixa e o cálculo de sua atratividade para a empresa.

Áreas Emergentes
Além das citadas anteriormente, é importante destacar algumas áreas emergentes onde ha uma grande perspectiva de crescimento profissional. Estas áreas são atualmente um grande campo de trabalho para o contador.

Contabilidade Atuarial – responsável pela contabilidade de fundos de pensão e empresas de previdências privada.

Contabilidade Ambiental – responsável por informações sobre o impacto ambiental da empresa no meio ambiente.

Contabilidade Social – dimensiona o impacto social da empresa, com sua agregação de riqueza e seus custos sociais, produtividade, distribuição de riquezas, etc.

Essas áreas detectadas podem ser exercidas pelo bacharel em Ciências Contábeis em cargos de chefia, subchefia, diretoria, responsável, encarregado, supervisor, superintendente, gerente

E subgerente de qualquer unidade administrativa onde se processem e exijam serviços contábeis

Valores

Mensalidade: Para pagamento até o dia 05 de cada mês, R$ 430,25.

Para saber mais sobre bolsas e financiamentos: Menu Acadêmico / Bolsas e Financiamentos

Ebook – Ciências Contábeis




  • Redes sociais:

Contatos

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1181
Alto das Oliveiras
Telêmaco Borba - PR

0800 3271800 / (42) 3271-8000
relacionamento@fatebtb.edu.br

FACEBOOK

Instagram