Políticas

Políticas de Acesso e Utilização

Do Acesso

A Biblioteca pode ser utilizada por docentes, discentes e funcionários da Faculdade de Telêmaco Borba e Colégio Dom Bosco, e pela comunidade externa, sendo a consulta aberta para o público em geral, com livre acesso ao acervo, exceto para o serviço de empréstimo. Os usuários de outras instituições e da comunidade têm acesso somente para pesquisa local. Aos usuários com necessidades especiais é proporcionado ambientes de estudo adequados e facilidades no acesso à informação, com disponibilização de materiais, equipamentos e tecnologias assistivas desenvolvidas especialmente para esses usuários, espaços reservados, e inserção da acessibilidade arquitetônica em suas edificações. Como medida de segurança, há um sistema de câmera de vídeo, que monitora o ambiente e catraca eletrônica, permitindo apenas a entrada de pessoas autorizadas pela instituição.

Da Utilização

– Deve-se observar as regras de utilização da Biblioteca constantes no Regulamento Interno, no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, e da disponibilidade dos serviços prestados.

– A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam de acordo com a categoria do usuário. São oferecidos os serviços de reserva e renovação do material.

– Não estão sujeitos a empréstimos as obras de referência e o exemplar permanente de títulos que compõem a bibliografia básica.

– O material emprestado é intransferível e é de total responsabilidade do usuário que o retirou da Biblioteca, a quem cumpre zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimos e conservação do acervo.

– As sanções aplicadas pela Biblioteca estão dispostas no Regulamento Interno.

Organização e Técnicas do Acervo

A organização do acervo obedece a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.
Para o processamento técnico dos livros o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2).
Para classificação do material bibliográfico adota-se o sistema Dewey Decimal Classification (CDD), 21th ed.,

Política de Aquisição e Atualização

O processo de aquisição de livros e periódicos é direto, tendo sua operacionalização como cotação e fechamento de pedido de fornecimento centralizado pela Biblioteca, além do controle das aquisições e renovações de assinaturas, registro e controle de coleções de fascículos e exemplares.

A Biblioteca realiza o controle das aquisições de livros e periódicos desde o pedido de compra  do corpo docente, verificação da completa informação de dados, duplicidade até o recebimento dos materiais, verificação da conformidade e estado físico para aceitação, patrimônio e cadastramento para incorporação ao acervo.

 

O acervo é adquirido a partir de indicações das bibliografias básica e complementar dos docentes de graduação e da pós-graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina; sugestões e indicações do corpo discente, funcionários e usuários em geral, também são consideradas na atualização.

A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente ao número de alunos conforme as recomendações dos órgãos oficiais de educação e pela demanda de uso da obra.

Política de Informatização

BIBLIObase é um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido em parceria técnica e comercial pelas empresas Salvato Consultoria e Inovações Tecnológicas (Brasil) e BIBLIOsoft & Irisdata (Portugal).
O Sistema BIBLIObase permite acesso à base de dados via browser Internet, trabalha com arquitetura cliente / servidor para acesso e atualização de dados em rede local. Apresenta compatibilidade com o código biblioteconômico de catalogação AACR2, segundo nível, para todo tipo de documento; trabalha com formato MARC 21 nos registros bibliográficos internos, para exportação e importação e possibilita importação de dados de centros de catalogação cooperativa on-lineou CD-Rom, e exportação de dados para intercâmbio de registros bibliográficos, via formato ISO-2709.
O BIBLIObase possui sistema de gerenciamento de texto, controle de periódicos com Kardex e indexação de artigos. Apresenta, ainda, controle de empréstimo para qualquer tipo de documento, reserva, cobrança personalizada com prazos diferenciados por tipos de materiais e usuários, devoluções, renovações, atrasos, multas, negociações e suspensões, consulta ao catálogo eletrônico via WEB, geração de etiquetas de código de barras para empréstimo dos documentos, contabilização de estatísticas de uso, processamento técnico etc., emissão de diversos tipos de relatórios em conformidade com critérios recomendados pelo MEC.

 




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